domingo, 27 de abril de 2008

UFRGS para pesquisadores e/ou programadores

Até dia 31 de maio, está aberto o call for papers para XI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias naEducação. O evento, organizado pelo Cinted (Centro Interdisicplinar de Novas Tecnologias na Educação), acontece de 15 a 18 de julho de 2008, ali na Paulo Gama, ao lado da Reitoria.

Entre os temas desta edição estão os seguintes tópicos:

- Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais;
- Educação a distância;
- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador;
- Teorias educacionais aplicadas à TIC;
- Jogos Educativos;
- Videoconferência e streaming vídeo;
- Ambientes virtuais;
- Inclusão digital;
- Web semântica;
- Ontologias;
- Software livre na Educação;
- Informática na Educação Especial.

Conforme eu já tinho dito por aqui mesmo, mas não custa lembrar, os trabalhos selecionados serão publicados na RENOTE - Revista NovasTecnologias na Educação, o que vem a ser uma publicação on-line, em uma revista Qualis B Nacional (nessa área interdisciplinar, até onde sei, não há nenhuma publicação A Nacional, pelo menos por enquanto).

Além de o evento ser nas férias (o que não atrapalha as aulas), ser pertinho (aqui em POA, o que não envolve maiores gastos) e render uma publicação B Nacional, para quem tiver dificuldade de deslocamento, é possível apresentar em vídeoconferência.

Já participei de duas edições dos Ciclos de Palestres e vou tentar participar da terceira. É legal ver gente de outras áreas pesquisando nossos temas, mas seria mais legal ainda se isso se convertesse em um real debate (afinal, é essa a finalidade de apresentação de trabalhos em eventos, não é?). Nesse evento, o pessoal costuma apresentar e se mandar logo a seguir, o que é uma pena.



Outro evento é o Workshop Técnico em Redes Sociais na UFRGS, intitulado Redes Sociais: Orkut e Open Social. O evento, que acontece lááááá no Campus do Vale da UFRGS, no dia 07 de maio, a partir das 13h, vai contar com palestrantes da Google, Adobe, MySpace, entre outros. Trata-se de uma ação que faz parte de um concurso de desenvolvimento de aplicações para sites de redes sociais. Ah, é de graça! Recebi esta dica por e-mail do Rodrigo Goulart, colega de pesquisa no projeto Blogs como objeto de percepção e análise de risco à imagem das organizações (Feevale), e nada constava sobre inscrições. Acho que é só chegar!
Agenda:
- Visão geral do concurso e oportunidades para desenvovlvedores, by Mentez.
- OpenSocial: Estandar para Integrar Aplicações à Redes Sociais by Google
- Estatísticas e Oportunidades em Redes Sociais by MySpace, Vostu e Sonico
- Adobe Technical Training (Aplicações em Flash Integradas ao OpenSocial) by Adobe
- Melhores Práticas para Construir uma Infraestrutura para Suportar Milhões de Usuários by Joyent
Dá para notar que o evento se dirige mais a programadores, né? S*

Nenhum comentário: