domingo, 1 de abril de 2007

atenção: apenas o presente é real

A little bit late, but so happy I`m back. (re)começo falando da noite de abertura da programação de 2007 de Fronteiras do Pensamento. Tive o prazer de assistir a conferência de Luc Ferry, ex- ministro da Educação na França.
Já comentei com a Sandy e com a Paula nessas idas e vindas na estrada da vida sobre pontos importantes que foram apresentados e que me fizeram pensar ainda mais na possibilidade de proximidade, mesmo com todas as ressalvas, entre conceitos filosóficos e obscuridades mais esotéricas/mistícas.
Luc Ferry começou a palestra explicando o que é Filosofia. Assunto complexo que poderia ser resumido na seguinte mensagem “ajudar os seres humanos a ultrapassar os seus medos”. Conforme relatou “espírito crítico, reflexão e argumentação” palavras-chaves utilizadas para se explicar o porquê da disciplina Filosofia instituída na educação na França, não são suficientes, pois “todos têm o hábito de refletir”, porém nem todos os que refletem são filósofos, por essa razão o objetivo da filosofia seria bem mais amplo e profundo.
Para tratar desta questão Ferry fez uma longa, porém entusiasmante, exposição das origens da Filosofia. Em tom didático falou sobre o Estoicismo e das suas influências fundamentais no que pode ser definido como Filosofia, “doutrina da salvação sem deus”. Ferry dissertou sobre conceitos que consistem na base filosófica para a compreensão daquilo que acredita poder levar o homem a acreditar em si e realmente viver o tempo presente, ou seja, a eternidade. O recado final do filósofo foi de que se há amor, lei e cultura é possível alcançar a plenitude da “vida boa”, e isso seria Filosofia. Fácil, não?? of course not, mas temos que tentar... see you soon, Paula J.