terça-feira, 12 de maio de 2009

Mais eventos


De 27 a 31 de julho acontece em Bento Gonçalves, a 9a. World Conference on Computers in Education (WCCE). Trata-se de um evento da Associação Internacional de Informática na Educação. Eu vou apresentar artigo sobre acessibilidade digital, escrito em co-autoria com a Liliana Passerino (PPGIE-UFRGS) e a Rosângela Bez (Mestranda PPGIE-UFRGS). Quem diria que minha primeira apresentação de paper em inglês em um evento cuja inscrição é paga em dólares aconteceria em Bento Gonçalves? Se der tudo certo, eu juro que eu tento uma Hipertext ou na AOIR no ano que vem.

# O XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (Cinted) acontece na UFRGS de 15 a 17 de julho de 2009. Call for papers aqui. O evento aceita artigos, relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre os seguintes temas:

- Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
- Educação a distância
- Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
- Teorias educacionais aplicadas à TIC
- Jogos educativos
- Videoconferência e streaming vídeo
- Ambientes virtuais
- Inclusão digital
- Web semântica
- Ontologias
- Software livre na educação
- Informática na Educação Especial
- Linguagens e ferramentas de autoria
# Fiquei um pouco afastada do blog devido à preparação do curso (apostila + apresentações) no Pós-Graduação em Comunicação Digital, que está acontecendo na Feevale. Minha disciplina foi Metodologia de Pesquisa, sendo que o primeiro módulo se voltou todo para Metodologia de Pesquisa na Web (Web Semântica, Netnografia e Análise de Redes Sociais). Gostei muito da turma. Quase todos trabalham com comunicação digital e estão bastante interessandos em saber mais, ou testar outras formas de fazer o mesmo. Apenas dois alunos de quase trinta faltaram, sendo que o período de aula é sexta de noite e sábado o dia inteiro. Foi um pouco cansativo para todo mundo, mas pelo menos eu saí bastante realizada com o trabalho. Sexta tem mais.