domingo, 16 de novembro de 2008

II Simpósio Nacional da Abciber - balanço final

O terceiro dia do evento começou com uma mesa com Erick Felinto (UERJ), do meu querido professor Francisco Rüdiger (PUCRS) e da parceiríssima Suely Fragoso (Unisinos). Como eu estava finalizando a minha própria palestra, que foi a quarta da manhã, não pude prestar tanta atenção quanto eu gostaria. Foi inevitável ouvir que a palestra sobre Love Online, do Rüdiger, mencionava o meu autor preferido, o romancista francês Michel Houllebecq.

Consegui falar em apenas 2o minutos com a minha apresentação minimalista. Esta apresentação, assim como as outras, foi bastante assisistida por quem estava longe. O Twitter também funcionou para se fazer comentários sobre as palestras.

Na quinta-feira, foi a vez da reunião da Diretoria e do Conselho da ABCiber pela manhã e da Assembléia Geral de associados pela tarde.

Como balanço final, acredito que o simpósio foi um sucesso. Foi muito bom fazer parte desse momento de consolidação da cibercultura no Brasil. E muito divertido também. A Adri e a Raquel são ótimas companhias nas duas situações. Agora, temos que decidir onde será a edição do ano que vem. Todas as opções são bem interessantes.