segunda-feira, 10 de novembro de 2008

II Simpósio Nacional da Abciber - 1o. dia

Começou hoje na PUC-SP o II Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Hoje de manhã, após a abertura, tivemos uma primeira mesa sobre os fundamentos da cibercultura. Destaque para findings mais recentes de conceitos e abordagens de cibercultura trazidos pela Adriana Amaral (UTP) e a fala sobre etnografia virtual de Teóphilos Rifiotis (UFSC), vice-presidente da ABCiber, a partir da visão de um antropólogo.

A agenda de atividades está bem variada. Uma das novidades é que a programação atende aos campos científico e artístico. É uma pena a sobreposição de tantas atividades que eu gostaria de ver.

Depois de mediar um mesa hoje à tarde, tive tempo de pegar uma Plenária Especial I - Liberdade na Internet, com Sérgio Amadeu da Silveira (Facásper) e André Lemos (UFBa). No fim da mesa, o Sérgio organizou uma gravação de depoimentos dos participantes contra a Lei do Senador Eduardo Azeredo que restringe a liberdade na internet. Eu e quase todo mundo que estava lá fizemos nossa gravação deste vídeo que vai ser enviado para os deputados que vão votar a esta lei.

Agora, está acontecendo a 2a. mesa de conferências. O Sérgio Amadeu já falou sobre feudalismo informacional, mostrando algumas patentes ridículas exstentes nos EUA e que não asseguram nada de útil ao conhecimento. O Rogério Costa (PUC-SP) está falando, agora, sobre inteligência coletiva, redes sociais e capital. Daqui a pouco, é a vez do Henrique Antoun (UFRJ) falar sobre o social nas teias da cibercultura.

Está muito legal estar participando desse evento para encontrar as pessoas legais que se interessam pelos mesmos temas de pesquisa que eu. Conheci pessoalmente, alguns dos autores dos artigos do livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, que estão aqui para apresentar trabalhos. Quarta-feira é a minha vez de fazer uma conferência sobre minha pesquisa. A programação está aqui.