domingo, 25 de janeiro de 2009

#cparty 2009 - 22.01.09

Meu segundo dia de #cparty começou no Palco Música, com a palestra de Ronaldo Lemos (FGV), especialista em direito digital, e Oona Castro (Overmundo) sobre as estratégias de promoção alternativas do fenômeno tecnobrega, no Pará. Como poucas palestras desse tipo de evento (#cparty), a palestra trazia os resultados de um amplo estudo, cheio de dados e de desafios ao modo tradicional de se promover bandas e produtos culturais. A consistência dos palestrantes superou o incômodo causado pelo atraso de mais de meia hora no início das atividades. O livro está aqui.
Palestra Tecnobrega: o Pará reinventando o negócio da música.
A próxima palestra, foi a do André Pase (PUCRS) sobre TV na Web. Depois de muito atraso e de uma série de problemas técnicos, começou a palestra no Palco Software Livre. Na foto abaixo, ele mostra um slide do caronacast, programa em video feito em celular durante as caronas na saída da PUCRS, feita pelo Roberto Tietzman.

Caronacast na #cparty.
Em seguida, foi a vez da Raquel Recuero falar sobre redes sociais emergentes no Twitter, no Palco Blogs. As atividades nesse palco sempre começavam na hora graças ao cuidado do Edney ao conduzir as palestras e debates, apresentando cada atividade e cada responsável por ela. Os atrasos relatados nos outros palcos se deu, provavelmente, pela falta da presença dos seus coordenadores durante o evento.
Vanessa Nunes (Zero Hora), Adriana Amaral e eu assistindo a Raquel.
Após a palestra da Raquel, fizemos o lançamento do livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. Entre os autores do livro, que já está disponível para download aqui, estavam presentes Leonardo Foletto (mestrando UFSC), Cláudio Penteado (Universidade Federal do ABC) e Marcelo Burgos Pimentel dos Santos (Unimonte). Virtualmente, estavam muitos outros, principalmente via twitter e MSN. Posso dizer que o lançamento foi um sucesso, com interesse da mídia e de representantes de empresas de web que estavam presentes.
Adriana Amaral, eu, agradecendo a todos que tornaram esse lançamento possível, e Raquel Recuero.
Enquanto eu assistia uma palestra sobre o Direito na Internet, ainda no Palco Blogs, aparece a Gisele com um rapaz que trabalha na TV Cultura, indicando-me para participar de um debate sobre Inclusão Digital, logo mais, transmitido ao vivo pela Internet. Nesse debate, os convidados eram o próprio Paulo Markun, Presidente da Fundação Anchieta, e o Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro. Os vídeos devem estar em algum lugar por aqui, mas eu não os encontrei. Agradeço a Gisele pela indicação, que rendeu contatos importantes para o Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, do qual faço parte.

Debate sobre Inclusão Digital na TV Cultura na área Expo, durante a #cparty.

A última atividade campuseira do dia foi a mesa redonda do lançamento do livro O futuro da música depois da morte do CD, no Palco Música, organizado por Sérgio Amadeu e por Irineu Franco Perpétuo. O livro reúne 13 artigos sobre o tema, dos pontos de vista acadêmico e do mercado de produção musical. A Adri está entre as autoras. Para baixar o livro, clique aqui.
Para finalizar, eu adorei ter participado da #cparty, ter encontrado amigos e conhecido pessoas. E estar em SP é sempre um prazer.