segunda-feira, 26 de março de 2007

16o Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Acabei de sair da palestra "16o. Festival Mundial de Publicidade de Gramado - A criatividade à frente das novas tecnologias", que aconteceu na Feevale. Os palestrantes foram Airton Rocha (sócio-diretor da Martins + Andrade e presidente do Festival), Sérgio Gonzales (Coordenador Técnico do Festival) e João Paulo Dias (proprietário da Paim Comunicação e presidente da ARP). É legal ver os representantes das agências gaúchas discutindo o tema novas tecnologias, mas sempre fico um pouco triste de ver que a preocupação maior do mercado parece ser mantê-lo como ele é, ou melhor, manter as agências nos formatos que sempre foram. Na minha opinião, isso é quase impossível. O mercado de atuação do publicitário mudou, as verbas estão pulverizadas em várias ações de comunicação, entre as quais, a web. A área de atuação do publicitário não se limita a agências e há ainda muito o que ser feito em comunicação digital. Sem falar que não agüento ver internet sendo usada como sinônimo de web. Isso tudo me faz interpretar o tema da palestra como a criatividade vindo antes que as tecnologias, em situação de vantagem, se é que me entendem. Acho que criatividade e tecnologia andam juntas, lado a lado, não só em publicidade mas em qualquer área. Por outro lado, isso tudo me fez ver o quanto podemos colaborar com os dirigentes de agências e de associações representativas em termos de levantamento de diagnósticos devidamente contextualizados e de tendências na área de comunicação digital. Algumas ações já estão sendo providenciadas nesta direção. Mas nada, nada foi tão legal quanto saber que o Steve Jobs (Apple) e o Nicholas Negroponte (MIT) estão entre os palestrantes convidados deste Festival, que acontece de 13 a 15 de junho no Serra Park, em Gramado, RS . Eu, até que me provem o contrário, acredito. Bjs, S*