sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Meu próximo grande livro



O início das relações até podem ser consensuais. O final, nem sempre.


Aproveito que hoje é o primeiro dia da 53o. Feira do Livro de Porto Alegre para anunciar que O Passado, do argentino Alan Pauls (530 p., Cosac Naif) vai ser o meu próximo grande livro. Hoje estréia nos cinemas também o filme O passado (Hector Babenco) baseado no livro. Trata-se de uma separação que é interpretada como história de amor. Depois de 12 anos de casados, a mulher não desiste do amor do seu homem, insistindo em fazer parte da vida dele, interferindo nos novos relacionamentos dele. Em entrevista à Folha On-line, o diretor disse algumas pérolas como:


"Quem manda na relação é a mulher. Por mais que o homem seja agressivo nos negócios, por mais que ele seja autodeterminado nas atitudes empresariais e comportamentais, o vetor da relação é a mulher".


Os personagens que saem da normalidade são os que interessam à dramaturgia". E a ele, especialmente, interessam aqueles que "carregam uma loucura com aparência de normalidade".


Para completar, o filme é com Gael García-Bernal. Na história, ele é um tradutor e o livro traz uma série de metalinguagens que o diretor resolveu deixar de fora. em As travessuras da menina má, de Mario Vargas LLosa, que se passa em várias partes do mundo, principalmente Paris e Londres, revelou-se muito interessante, o protagonista também era um tradutor/intérprete. Uma "profissão-fantasma", como dizia um outro personagem. Isso deixa tudo ainda mais instigante pois idiomas exercem um fascínio à parte sobre mim. Enfim, ao que parece, boa literatura e bom cinema sobre a loucura nossa de cada dia. Parece perfeito! S*