terça-feira, 4 de setembro de 2007

Novo deadline para o Livro sobre Blogs

Sobre a publicação

A proposta de se elaborar este livro parte do pressuposto de que faltam livros que sejam abrangentes e, ao mesmo tempo, específicos sobre blogs. Abrangentes no que diz respeito a trazerem abordagens diversificadas sobre as inúmeras interfaces pelas quais os blogs podem ser analisados. Específicos no que tange à peculiaridade que cada aspecto relativo a blogs é passível de inspirar.

Com o objetivo de reunir textos de diferentes pontos de vista sobre blogs, essa proposta prevê a colaboração de autores de várias áreas do conhecimento, tais como comunicação, sociologia, antropologia, história, literatura, educação e ciências da computação.

Tópicos de interesse

Blogs e Sociabilidade
Blogs e Subjetividade
Blogs e Literatura
Blogs e Jornalismo
Blogs e Política
Blogs e Educação
Blogs Corporativos
Metodologia no estudo de blogs
Blogs e Web Semântica


Sobre as organizadoras

Adriana Amaral é Jornalista, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, na linha de pesquisa Comunicação e Tecnologias do Imaginário. Fez Estágio de Doutorado em Sociologia da Comunicação no Boston College, Massachussets, Estados Unidos com bolsa do CNPq, do qual também é Consultora Ad Hoc. É professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP-PR (Universidade Tuiuti do Paraná). É autora do livro Visões Perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk lançado em 2006 pela Editora Sulina pela coleção Cibercultura. Adriana também é sócia-fundadora da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Além disso, é colunista de música eletrônica e novas tendências no portal PoaBeat e é blogueira desde 2001. Atualmente escreve no blog As palavras e as coisas. Mais informações no site oficial e/ou no Currículo Lattes.

Raquel Recuero é pesquisadora e professora na Universidade Católica dePelotas (UCPel) e na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seus interesses de pesquisa são comunidades virtuais, redes sociais na Internet e difusão de informações em redes sociais. Escreve no blog Ponto Mídia. Outras informações no Currículo Lattes .

Sandra Portella Montardo é publicitária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Cursou mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Comunicação e Tecnologias do Imaginário. Fez Estágio de Doutorado na Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Atualmente, é professora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Feevale, onde atua também como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Comunicação e Cultura e Informática na Educação. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Inclusão Social e Acessibilidade, da Feevale. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).Escreve nos blogs Tekhnè, Blogs e Imagem Organizacional e Blogs Especiais. Outras informações no Currículo Lattes.

Datas importantes

Submissão de textos: 15 de novembro de 2007
Comunicação dos aceites: 7 de dezembro de 2007

Normas editorais

É obrigatório o envio do trabalho observando-se as seguintes especificações:

Ser inédito ainda que possa ter sido apresentado em eventos de natureza científica. Anais de congressos não serão identificados como publicação.

Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado a que tópico de interesse o trabalho está sendo submetido.

Inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);

Inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.

A seguir ao(s) nome(s) dos autor(es), deve incluir-se, como segunda nota de rodapé do trabalho, currículo(s) mínimo(s) acadêmicos do(s) autor(es), em até cinco linhas, cada, incluindo, necessariamente, os respectivos endereço(s) eletrônico(s) e blogs pessoais.

Resumo
Inserir o Resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave
Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho
Inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas, que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
1.Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 10 páginas tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

Referências
Inserir as referências em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços.

Enviar textos para
adriamaral@yahoo.com
raquel@pontomidia.com.br
sandramontardo@feevale.br