quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto e II Seminário Inclusão e Acessibilidade


Consegui! O projeto Inclusão Social via socialização on-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) foi finalmente contemplado pelo Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal. Curiosamente, o meu nome não consta na lista divulgada pelo site do CNPq, no dia 7/11, mas recebi um e-mail uma semana depois comunicando que recebi quase toda a verba que solicitei. E na Plataforma Carlos Chagas, finalmente apareceu um "Deferido" ao lado do nome dos meus projetos submetidos.
Esse projeto amplia a proposta do projeto ainda em vigência que buscava focar apenas blogs como ferramenta de socialização e inclusão destas redes. Na verdade, as próprias redes analisadas já vinham sinalizando que os suportes de socialização eram mais variados do que supunha nosso projeto. Foi o caso da Rede sobre Síndrome de Down, que se organiza em fotologs e cujos resultados de pesquisa foram apresentados na semana passada, no Simpósio da ABCiber.
Falando nisso, amanhã acontece na Feevale o II Seminário Inclusão e Acessibilidade. O objetivo é oportunizar um espaço de discussão sobre diferentes perspectivas de inclusão e acessibilidade. O evento é uma iniciativa do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, da Feevlae, e está sendo organizado por mim e pela Prof. Dra. Patrícia Bassani, com quem divido a disciplina Ambientes Digitais para Inclusão.
Palestras da manhã:
10h -Cidade acessível: instrumento de inclusão social (Prof. Ms. Luciana Néri Martins - Feevale)
11h - A discriminação das pessoas com deficiência no mundo do trabalho e a atuação do Ministério Público do Trabalho (Márcia Medeiros de Farias - Procuradora do Trabalho)
- Mesa redonda - Mediadora: Profa. Dra. Jacinta Sidegum Renner (Feevale)
Palestras da tarde:
14h- Software livre (Bel. Adriano Rafael Gomes)
15h- Acessibilidade Digital (Prof. Dra. Liliana Maria Passerino - UFRGS)
16h - Mesa redonda - Mediadora: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale)
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.feevale.br/extensão. Muitas já foram feitas, o que nos deixa muito felizes.
Em meio a esse tumultuado fim de semestre, estamos dando os finalmentes no livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, que a Adri, a Raquel e eu estamos organizando e que vai ser lançado na Campus Party 2009.
Como frase final para reflexão, cito uma que o Michel Houellebecq, meu escritor contemporâneo favorito, disse em entrevista para a Ilustrada há uns anos atrás: " A obstinação é uma das principais virtudes do homem porque ela pode substituir várias outras". Acho que ele tá certo!