terça-feira, 1 de abril de 2008

Sobre o Twitter e as apropriações desta ferramenta

Assim como foi com quase todas as ferramentas da Web 2.0, o jornalismo tem se aventurado mais (ou, primeiro) com o Twitter do que as outras disciplinas ligadas à Comunicação e ao Marketing. Mais do que usos de organizações em geral, o que mais temos visto no Twitter são os grandes grupos de comunicação do mundo (CNN, BBC, New York Times) atualizando seus conteúdos a cada minuto. Com os blogs foi assim também: os jornalistas saíram na frente e só depois as organizações como um todo passaram a utilizar a ferramenta em sua comunicação interna ou externa (com o Orkut até acho que não). Isso deve ter a ver com a questão da publicação de conteúdo, tarefa primeira dos jornalistas.

Os departamentos de marketing das empresas, em geral, estão começando a se mexer. É no Marketing, e não na Publicidade e Propaganda que se arrisca mais e que, conseqüentemente, inova-se mais no que diz respeito a novos usos das ferramentas. Pode-se dizer que os interesses da Publicidade e Propaganda nem sempre estão em consonância com a da comunicação de seus clientes. Tudo culpa da estrutura de mercado. Intermediários em geral e, agências de publicidade e propaganda em particular, são heranças da época dos meios de comunicação de massa. Imaginem que uma das formas de remuneração das agências é o famoso desconto de agência, desregulamentados em 1998, mas ainda vigente devido ao Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP). Acredito que seja isso que segure todo o mercado na Web quando se fala em Publicidade On-Line. É só olhar os formatos existentes de peças publicitárias neste ambiente: mudaram pouco com relação ao começo da Web e continuam sendo invasivos (menos os links patrocinados, é claro, que revolucionaram toda a forma de se criar, veicular e pagar pelo anúncio). Esses formatos são passíveis de mais segmentação, mas ainda assim são invasivos, algo insuportável n web 2.0.

Voltando ao Twitter, vejam aqui porque o Howard Rheingold está viciado nele e aqui os pontos positivos que Eleven Marketing enxerga nesta ferramenta para as oganizações em geral, além de uma lista de empresas que já está utilizando o Twitter para fins promocionais. S*