sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cultura da convergência, produsers e prosumers

Vou aproveitar que hoje começa a 54a. Feira do Livro de Porto Alegre, para dar duas dicas de livros.

* A primeira delas é a tradução de Convergence Culture. Where old and new media collide (2006), de Henry Jenkins (MIT), que chegou no Brasil neste mês, pela Aleph. Cultura da Convergência (2008) mantém até o belíssimo layout da capa original da publicação em inglês. Além de acessível a mais pessoas, por estar traduzido para o português, o livro é muuuuuito mais barato do que o importado que em comprei. Chega a custar menos de R$ 50,00. Com os 20% de desconto da Feira do Livro, fica melhor ainda. Basicamente, o autor fala do grau de participação do "consumidor" de mídias na produção do conhecimento hoje e nas adaptações que a indústria da mídia tradicional deve incorporar para se manter. Fans, bloggers, and gamers: exploring participary culture e From Barbie to Mortal Kombat and Computer Games, também são livros de Jenkins.


Na mesma temática, a do crescente grau de participação dos "produtores/usuários" na produção de conteúdos, mas com foco que me interessa bem mais, está uma de minhas mais novas aquisições: Blogs, wikipedia, Second Life, and beyond. From production to produsage (2008), de Axel Bruns. Nesse livro, Bruns discorre sobre o conceito de "produsage" como "novo processo para a criação contínua, extensão do conhecimento e arte pelas comunidades colaborativas". O mais legal é que, após destrinchar esse conceito, ele o aplica a várias frentes, como por exemplo:
- desenvolvimento de softwares Open Source;
- novos blogs e jornalismo cidadão;
- wikipedia;
- folksonomias;
- populares e experts
- criatividade distribuída;
- novas oportunidades para mídia e indústrias criativas;
- games;
- reputação e confiança;
- educação;
- democracia.

Por outras palavras, qualquer um que esteja pesquisando sobre qualquer fenômeno on-line vai encontrar bons motivos para ler esse livro. Por tudo isso, o Bruns foi minha principal indicação de palestrante do exterior em um importante evento sobre cultura digital. Ele, que é professor na Queensland University of Technology, em Brisbane, na Austrália, também é autor de Gatewatching: Collaborative Online News Production (Peter Lang, 2005) e co-organizador de Uses of Blogs (Peter Lang, 2006) e é editor geral de Media and Culture. Foi em Uses of blogs que eu vi pela primeira vez o conceito dele de produsage.
Para quem se interessa pelo tema, em Wikinomics, dos canadenses Dan Tapscott e Anthony Williams (2007), que fala sobre a economia da colaboração no mundo dos negócios, aparece o conceito de prosumers, que se assemelha ao de produsers mas é aplicado, especificamente, à participação de consumidores na criação, não apenas na customização, de produtos e serviços por parte das empresas.