sábado, 17 de maio de 2008

Notas sobre o VI Congresso de História da Mídia

Cheguei ontem do VI Congresso Nacional de História da Mídia, que aconteceu em Niterói (UFF). Ao todo, foram 21 professores dos Cursos de Comunicação Social e História da Feevale para evento. Gostaria de ter blogado e atualizado o Twitter de lá, mas o IACS (Instituto de Artes e Comunicação Social), onde aconteceram os GTs do Congresso, não tinha Wi-Fi. O hotel em que ficamos também era ruim de jogo neste sentido (rede só local e impossibilidade de cabos para todos os hóspedes interessados nela) . Pois é, dois bons motivos para começar a usar o celular para atualizar o blog e o Twitter.

#Cidade: Niterói é bem legal, mas tem muito engarrafamento. Eu já conhecia a cidade do Compós 2005, que foi lá. Mas como tinha ficado no Rio, eu não tinha aproveitado bem a cidade. Deu tempo de ir visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) projetado pelo Niemeyer, "o museu que vale a pena mais pela sua estrutura do que pela suas exposições", conforme há muito tempo já tinham me dito. Outra obra arquitetônica interessante da cidade foi o restaurante Olimpo, também projetado pelo Niemeyer. Esse lugar foi o mais bonito em que eu já estive. De noite, a vista é linda.

#Congresso: tava bem organizado, apesar dos atrasos no início da programação. Um momento importante foi termos participado da cerimônia de fundação da Rede Alcar, da qual todos somos sócio-fundadores. Um indício do grau de envolvimento da Feevale com o evento é que 3 dos 10 Gts do evento estão/passarão a ser coordenados por professores de lá: GT História da Mídia Digital (Prof. Dr. Cristiano Max/eu - vice), Gt História das Relações Públicas, que vai mudar de nome (Prof. Dra. Cíntia Carvalho) e GT História da Publicidade e Propaganda (Prof. Dra. Maria Berenice Machado). Parabéns a todos nós!

# GT História da Mídia Digital: certamente, é o Gt ligado à Cibercultura que tem mais discussão dentre os que eu participo. O Gt atrasa a programação sempre por causa disso, mas é ótimo para todo mundo que está lá, principalmente para os novos pesquisadores. O Gt agrupa desde bolsistas de IC, quanto mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores, o que eu acho que ajuda todo mundo a pensar e redimensionar suas práticas de pesquisa. E isso tudo graças ao Walter Lima Jr. (Facasper) que cria esse clima e que é o melhor mediador de GT que eu conheço.

Eu e a Adri apresentamos "Blogs: mapeando um objeto", que foi escrito em co-autoria com a "Rachel" Recuero. Esta apresentação fez parte das atividades de divulgação do projeto Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, livro que deve ser lançado ainda neste ano.

Eu ainda apresentei Motores de busca convencionais e Web Semântica: estudo comparativo aplicado a blogs, que escrevi em autoria com a Priscila Maciel da Rosa (BIC Feevale), como parte do Projeto Blogs como objeto de percepção e análise de risco à imagem das organizações. Como disse no evento, não cosnegui cumprir com o texto tudo o que tinha prometido no resumo devido a problemas técnicos.

#Galeão: o vôo de volta atrasou duas horas. O lado bom disso, foi reunir um monte de gente do Congresso que estava esperando seus vôos para muita risada e conversa fora. Sandra