terça-feira, 11 de dezembro de 2007

sobre o vídeo

ah, só para contextualizar: o vídeo abaixo foi escolhido o melhor entre vários enviados ao You Tube. Paula Jung

Laços (Ties) - Project: Direct

Adorei esse vídeo. Pensei em compartilhar com vocês.

Reta final

Ainda que as aulas e as bancas de Trabalho de Conclusão de Curso tenham passado, outros desafios apareceram desde a semana passada.

# Última apresentação/publicação de artigo do ano:
Quinta-feira passada, eu e meu bolsista Jr, apresentamos o artigo Análise de Redes Sociais em Blogs de PNE, no X Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação, no Cinted na UFRGS. Nós adoramos ter escrito este artigo. Eu recomendo os amigos e amigas que pesquisam nessa área a apresentarem trabalhos lá, pois além de ser um evento cheio de temáticas diferentes das que estamos acostumados na nossa área, ainda que a tecnologia seja comum a todas elas, o aceite do paper no Ciclo condiciona uma publicação em B Nacional (RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação). Outro ponto interessante é que acontece em POA, em julho e em dezembro, evitando gastos com passagens e diárias. Para quem não mora aqui, o evento conta com toda uma parafernália para a transmissão das apresentações em vídeoconferência. Alguns apresentam dessa forma, de outros lugares do Brasil.

# Workshop Inclusão Social e Acessibilidade na UFRGS
No mesmo dia e em paralelo ao evento, aconteceu esse workshop organizado pela Liliana. O objetivo era apresentar e discutir os artigos feitos pelos alunos dela de mestrado desta disciplina, no Mestrado em Informática na Educação. Ela disse que as discussões eram tão boas que não podiam ficar só na sala de aula. É uma idéia interessante e estava, realmente, muito legal. Entre os alunos, havia programadores, designers, professores, fisioterapeutas, mostrando diferentes abordagens para o tópico da disciplina. Tive várias idéias...

#Seminário Inclusão Social e Acessibilidade de Portadores de Deficiência no Trabalho
Esse foi na Feevale ontem durante o dia todo. Devido à regulamentação da implementãção da lei de cotas para PDD nas empresas, surgem várias questões interessantes de serem pesquisadas. Houve palestra com representantes do Estado (Ministério do Trabalho), de empresa (Feevale) e de ONGs (AFAD, Rumo Norte) sobre a questão. Muitas iniciativas deverão ser tomadas para preparar essas pessoas para o mundo do trabalho, para acolhê-las nas empresas (acessibilidade arquitetônica, digital, alterações nos departamentos de RH, e por aí vai) e para formá-las (desenvolvimento de tecnologias assistivas, softwares educativos voltados para diferentes necessidades especiais, etc.). Vejo nisso uma oportunidade de trabalho para muita gente, como se um novo paradigma estivesse surgindo. Não vejo como a acessibilidade digital não emplacar com tudo isso acontecendo.

# Processo seletivo do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade
Sobre isso, posso mostrar dados que apontam para uma confirmação quanto ao que disse antes: gente, tivemos 56 inscritos em nossa primeira seleção. São 15 vagas. A procura pelo mestrado confirma que estamos indo na direção certa.

Sandra