terça-feira, 10 de março de 2009

Ar da graça + links interessantes

Depois de um mês longe do blog (=muita leitura+redação de artigo+35 mil caracteres+praia em Salvador+minirreforma no ap.+carnaval+praia em Floripa+oscarizáveis no cinema+leituras aleatórias+musculação+corrida[argh!]), as aulas voltaram (=reuniões+planos de ensino+reformulações/atualizaçãodeaula+reuniões+BIC+orientaçõesTCC/mestrandos+deadlines+
editais+leituradedissertação+bancas+reuniões+datacapes[novidade!]+reforma ortográfica+convênios).
Em termos de trabalho, foi especialmente prazeroso fazer listas de livros que serão adquiridos com recursos do CNPq nos dois projetos em que estou envolvida (Inclusão Social via Socialização On-line de PNE e Comunicação Corporativa em tempos de conteúdo gerado por consumidor:desafios e tendências). A elaboração do estado da arte deste último projeto, que iniciou recentemente, tem me ocupado e trazido insights que me parecem procedentes.
Deixo link para duas sugestões de leitura que considero particularmente interessantes:
# User Generated Content, Social Media, and Advertising - An Overview, relatório publicado pela Interactive Advertising Bureau (IAB) em abril de 2008. O documento traz uma série de conceitos que nem sempre se encontram em bibliografia especializada.
Conteúdos:
- What is UGC?
- What is Social Media?
- Impact on the Advertising Landscape
- Trends in UGC Advertising
- Challenges and Opportunities
Sugestão: prestar atenção no papel que a IAB desempenha na publicidade na web como filtro de análise de leitura.

# Recebi pela lista da ABCiber link para Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective. O e-book é resultado de pesquisa sobre Cibermeios entre Espanha e Brasil, reunindo material de mais de 40 pesquisadores, organizado por Marcos Palacios e Javier Díaz Noci. O conteúdo está disponível para download em inglês e em espanhol.
Tópicos:
1. Typology of online media
2. Genres in online journalism: a typological proposal
3. News and database architecture
4. Research methodologies in journalism design on the Internet
5. Narrativity
6. Methods of researching participatory journalism
7. Production routines
8. Media convergence
9. Teaching online journalism and its evaluation
Mesmo eu, que não estudo jornalismo on-line, considero o material muito rico em termos de propostas metodológicas para tratar um objeto próprio da cibercultura. Além disso, tem-se nessa publicação um ótimo exemplo de produção interinstitucional e com um potencial de alcance no mundo acadêmico e jornalístico bem importante.