quinta-feira, 26 de março de 2009

Reputação on-line: dossiê

A edição de novembro/dezembro da HSM Management traz um dossiê sobre confiança/risco de imagem/reputação das organizações na internet. Abaixo, sumário, links e algumas impressões:

* O requisito-chave: confiança - entrevista com Don Tapscott, co-autor do bestseller Wikinomics - Como a colaboração em massa pode mudar para o seu negócio. Interessante para se ter uma visão geral deste livro, de um outro do mesmo autor (A empresa transparente, M. Books), principalmente no que se refere à geração net, assunto de outro livro dele (Geração Digital, M. Books).

* Os efeitos: oportunidades e desvantagens - entrevista com Daniel Solove, discutindo questões sobre a privacidade. Solove é professor de Direito na Washngton University e especializado em privacidade da informação e direitos autorais na internet. Ele também é autor de The future of reputation: gossip, rumor, and privacy, que está disponível on-line, informação não disponível na matéria.
* O risco: a perda do controle - matéria que traz considerações generalistas sobre usos acertados e errados dos blogs por parte das organizações. Conta com a colaboração de Shel Israel, co-autor de Naked Conversations (Jonh Wiley & Sons), ao lado de Robert Scoble.
* A proposta: tudo à vista - a questão da reputação no contexto do conteúdo gerado pelo consumidor, com cases interessantes sobre o tema. Colaboração de Andy Sernovitz, autor de Word of Mouth Marketing (Kaplan) e co-fundador da Word of Marketig Association, segundo a matéria, a versão voltada para sites de relacionamento, wikis, blogs e afins da Associations of Interactive Marketing.
* Organizar sem as organizações - entrevista com Clay Shirky, sobre o tema de seu livro Here comes everybody. The power of organizing without organizations (Allen Lane), livro de que aliás não gosto pela obviedade frente ao grande pesquisador que ele é. A intenção foi traduzir para quem não é pesquisador questões emergentes no mundo das organizações, segundo ele.
* O que a mídia anda falando sobre a sua empresa: sem dúvida, a melhor parte do dossiê. Nele, os autralianos Grahame Dowling, do Reputation Institute, cujo representante no Brasil fica em BH, e Warren Weeks, da Cubit Media Research, criticam indicadores de reputação adotados por algumas publicações e propõem metodologia para análise de reputação a partir da mídia.
Fora do dossiê, chamou-me muito atenção a reportagem sobre o virtual looping a respeito do Ning, site de relacionamento com redes customizáveis e, até então, temáticas. Quando, em artigos anteriores mencionamos essa questão (Montardo, Passerino, 2008), não imaginávamos que havia um virtual settlement voltado para isso. O pouco que eu explorei já me mostrou coisas incríveis em termos de possibilidades mercadológicas e objeto de pesquisa.
Amanhã, minha colega Helaine Abreu Rosa e eu palestraremos sobre Redes Sociais e reputação on-line no Hotel Ritter, em Porto Alegre, as 12h às 14h. O evento é o Mesas Redondas, promovido pelo Seprorgs. Informações no site do evento.