quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

The Cult of the Amateur


O título do livro sugere que o autor, Andrew Kenn, gosta da idéia. Mas não. O palanque digital da Meio Digital, publicação digital e impressa da Meio e Mensagem, diz que o analista, consultor e escritor supracitado vê a internet como povoada por amadores que ameaçam a cultura e o conhecimento e que hoje qualquer idota vira um gênio. Não precisa nem dizer que ele odeia a Wikipedia. Ao que parece, essa é a polêmica da vez. Ai, não dá vontade nem de argumentar que:

1) idiotas "viram gênio" também fora da internet e, portanto, isso não é privilégio do meio e exige uma contextualizada cultural;
2) by the way, o que ele considera gênio? Alguém que tem popularidade? Ele tá precisando rever seus conceitos, com o que voltamos ao contraponto 1;
3) boa parte, senão tudo, que temos de bom em termos de conhecimento hoje resulta de alguma forma da cultura colaborativa.

E isso só para começo de conversa. A primeira coisa que eu pensei é que ele deve ser consultor da Microsoft. Na verdade, isso poderia ser uma polêmica lá em 2001. O pior, é que apesar da maioria das pessoas não concordarem com ele, tem bastante gente que votou a favor. Medo!Indignem-se aqui.