segunda-feira, 11 de junho de 2007

Mais São Paulo

Depois de falar sobre o Congresso em São Paulo, é hora de falar nos passeios que fiz por lá. Uma coisa muito legal foi ter ficado a uma quadra da Av. Paulista, o que permitiu uma certa facilidade de mobilidade para uma marinheira de primeira viagem em SP como eu.

* Consegui encontrar o Fabiano "Oggh" Denardin, um ex-colega da faculdade (UFSM) que é editor e tradutor da Panini. Foi muito legal, reencontrá-lo depois de 7 anos e ter muito assunto para pôr em dia. Fomos no Exquisito!, bar na Consolação, com especialidades latino-americanas, bem apimentadas. E um ótimo chopp.
*Realizei um sonho: conhecer o MASP. Vi algumas peças do acervo deles (destaque para a Arte Francesa e Espanhola) e a exposição do Goya: Desastres de Guerra, uma coleção de ilustrações pesadíssimas. Essa exposição chega no próximo findi no Margs para quem quiser conferir. Não quis ver a Exposição do Darwin porque tinhas hordas de crianças nela. É estranho fazer um museu inteiro em 1h30.
* Fui também ao Itaú Cultural, mas não tinha nada de legal lá. Nesta semana vai ter um mega-evento sobre jornalismo on-line que se chama MediaOn. A Paulinha talvez vá.
* No sábado, realizei outro sonho: conheci o Bairro da Liberdade. Sou apaixonada pela culinária japonesa. Comprei muito misoshiro e chá verde.
* Para finalizar em grande estilo, fomos ao Leonardo da Vinci. A exposição de um gênio na Oca. Já tinha visto um DVD duplo sobre a vida de Leonardo e a exposição não o contradisse em nada. Legal perceber que um gênio é sempre filho de seu tempo (no caso dele, um Renascentista, homem integrado com tudo e capaz de estabelecer relações em vários campos do conhecimento) ao extremo. As telas apresentadas eram reproduções feitas por artistas italianos e eram horríveis. A Mona Lisa em especial. A tela sem aquele aspecto de séculos, de pintura rachada, mais escurecida, é muito estranha.

Amo SP e moraria com certeza por lá. Bem, quarta-feira tem Compós em Curitiba. Aguardem posts.