sexta-feira, 17 de março de 2006

Fraudes em links patrocinados

Os links patrocinados, modalidade de publicidade em sites de busca, inventado por Bill Gross, em 1998, batizado de GoTo.com, foi popularizado em site de busca (Google, que pagou 300 milhões de dólares por um acordo que acabasse com a disputa de patentes com o Yahoo, segundo Revista Exame, 9 nov. 2005) e nos sites de busca de praticamente todos os grandes portais brasileiros (Uol, Ig e Yahoo!) depara-se com seu primeiro grande revés. A modalidade funciona com um sistema de leilões, em que o anunciante paga por click feito no seu link. Ou seja, diferentemente dos modos de comercialização de mídia tradicional, o que inclui outros formatos de mídia na internet, não existe uma tabela de preços, apenas o custo por click, que varia conforme a palavra consultada, o que pressupõe pagamento pelo anúncio após sua exibição. Acontece que, em fevereiro deste ano, empresas dos Estados Unidos processaram Yahoo, Aol e Google por cliques falsos, conforme matéria do NYTimes. De acordo com a coluna de Luigui Moterani, no Webinsider, nos Estados Unidos, US$2,4 bilhões de dólares são investidos em publicidade on-line, sendo que US$ 10 milhões são perdidos com esse tipo de fraude, que pode se dar de duas maneiras: 1)concorrentes clicando nos links sem parar; 2) bots que atuam automaticamente. Já o Blue Bus traz que o Google aceitou reembolsar US$ 90 milhões a anunciantes, menos que 1% do que lucra com os links patrocinados. Na medida em que 99% da receita do Google vem dos links patrocinados (56% do AdWords e 43% do AdSense), segundo a Wired, indicada por Monterani, podemos pensar que o caso é sério. No Brasil, o Blue Bus é um dos primeiras vítimas dessa fraudes por meio do Yahoo!, que já prometeu pagar o site pela fraude. Enfim, novos desafios para os sites de busca como um todo, que já estão sendo discutidos em eventos como o Search Engines Strategies, segundo Moterani. Em janeiro deste ano, o Terra publicou matéria sobre como se dava esse tipo de golpe. S*

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