quinta-feira, 28 de maio de 2009

Livros


Em função da verba obtida do CNPq com os projetos nos quais estou envolvida, tenho comprado muuuitos livros. O legal é que, como manda o protocolo, estes livros serão tombados pela Feevale e, ao fim do projeto, eles serão disponibilizados para todos os alunos, na biblioteca.

Entre os livros que já chegaram, muitos estão com bolsistas, mestrandos, orientandos de TCC; nem consegui ver todos ainda, quanto mais ler. Depois, pretendo resenhar brevemente alguns deles por aqui. . Mas vou falar de outros livros que chamaram minha atenção nas últimas semanas.

# Microtendências. As pequenas forças por trás das grandes mudanças do amanhã (Bestseller, 2008). Esse eu encontrei por acaso, na prateleira da Livraria Cultura. Trata-se de um livro que parte da premissa que, hoje, basta que 1% da população (ele sempre fala dos EUA) resolva pensar sobre algo ou fazer alguma coisa para configurar uma microtendência que, ao lado de outras, é capaz de transformar aspectos significativos da economia, da política e da sociedade como um todo. O autor principal, Mark J. Penn, trabalha com pesquisa de opinião política e oferece muitos dados e gráficos sobre os mais variados aspectos da vida nossa de cada dia. Ele escreve com objetividade, não sendo o texto dele aquela lenga-lenga de uma certa tradição norte-americana que adora dar mil voltas, falando de si, para chegar no que interessa. Este estilo me irrita profundamente. São 15 partes dividos em mais uns 4 subcapítulos em média:

- Casais a distância

- Trabalhando em casa

- Famílias inter-raciais

- Notívagos

- Novos pais coroas

- Imigrantes ilegais militantes

- Adolescentes ligeiramente desorientados

- Loucos por cafeína

-Milionários tímidos

- Amantes das cirurgias

- Geeks sociais

- Tatuado chique

- Tecfatais;

- Jogadores crescidinhos

- Abstêmios franceses

- Terroristas educados

- Ascensão das mulheres indianas

Este livro interessa particularmente a quem trabalha com planejamento de comunicação, com perfis de público -alvo, cada vez mais multi-facetados.


# Arte, Ciência e Tecnologia. Passado, presente e desafios (Umesp, Itaú Cultural, 2009) é uma coletânea organizada pela Diana Domingues (o meu exemplar eu ganhei da própria, na reunião da ABciber, na semana passada no RJ), a partir de trabalhos apresentados no evento Refresh! The First International Conference on the Histories of Media, Art, Science and Technology (2005), com curadoria-geral de Oliver Grau. A proposta é inserir de maneira organizada na História da Arte do Brasil elementos relacionados com a intervenção da ciência e da tecnologia nesse campo do conhecimento. Trata-se de uma publicação fundamental para quem quer atualizar referências nesse sentido. O meu já está emprestado para a Maria Alice, que sabe tudo de História da Arte. O que ela disse quando viu o livro: "que maravilha......".

# Redes sociais na internet (Sulina, 2009). Essa era a publicação mais aguardada por mim neste ano. Desde que a Raquel submeteu sua tese de doutorado (UFRGS, 2006) à editora, foi tirada de circulação a versão em PDF da mesma, que havia sido disponibilizada no seu blog. Ou seja, aos alunos de Ambientes Digitais para Inclusão, do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, bem como aos do Pós-Graduação em Comunicação Digital, da Feevale, eu só podia enviar as apresentações em PPT e indicar os artigos publicados. Bem, nossos problemas acabaram! Tese revista e ampliada prêt-à-porter. O meu exemplar vai vir autografado. O lançamento do livro vai ser no 18o. Compós, que acontece na semana que vem na PUC-Minas. E eu estarei lá!

3 comentários:

Ariela Dedigo disse...

Eu preciso dos três! Mas ok, vamos priorizar Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e desafios. Não é fácil encontrar boas publicações sobre arte e tecnologia! :o)

Tekhnè disse...

No Brasil, creio que não são muitas opções de leitura como essa. Bjs e bom trabalho!

Empilhashop disse...

Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)