segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bolsa Uol e PLN + ciência cognitiva

# Estava esperando ansiosamente por essa notícia que a Alice mandou na última quinta-feira: até dia 15 de fevereiro, Edital de projetos para Bolsa Uol estará recebendo propostas de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado nas seguintes áreas:
- legislação e jurisprudência do spam;
- tecnologias para combate ao spam;
- redes sociais, blog e jornalismo digital;
- redes peer-to-peer;
- busca na Internet;
-busca em mídias audiovisioais e streaming;
- teses de Turing (captcha) e aplicações de compreensão em transmissão de dados.
Projetos interdisciplinares (computação + jornalismo, computação + sociologia, biologia + computação) terão prioridade.
# Essa é para quem estiver em Porto Alegre, dias 21 e 22 de janeiro. Recebi do Rodrigo Goulart, colega do Curso de Computação da Feevale e, atualmente, doutorando em Processamento de Linguagem Natural na PUCRS. Rodrigo esteve conosco no Projeto Blogs como objeto de percepção e análise de risco à imagem das organizações e me ensinou o pouco que eu sei sobre PLN. Reproduzo abaixo o e-mail enviado.

Título: Processamento da linguagem natural e as fundações computacionais da ciência cognitiva
Ministrante: Dr. António Manuel Horta Branco
Datas: 21Negrito e 22/01/2009
Horário: 8h30 às 12h
Local: Sala 517, Prédio 32, PUCRS
Inscrições : enviar e-mail com seu nome, atividade e instituição para clarissa.xavier@pucrs.br com o subject PLN.

Poderemos algum dia falar com as máquinas como falamos entre nós? A resposta a esta pergunta depende de inúmeras outras questões cuja resposta será preciso conhecer. Entre elas encontra-se a pergunta sobre a complexidade das linguagens naturais do ponto de vista do seu processamento computacional.
Este curso tem por objetivo apresentar, no estado atual do avanço da pesquisa, os resultados disponíveis sobre a complexidade computacional da linguagem natural e discutir as suas repercussões não só em termos das condições de possibilidade da disciplina de Processamento de Linguagem Natural, mas também em termos dos fundamentos e viabilidadedo projeto da Ciência Cognitiva.
Começaremos por considerar os diferentes ângulos de abordagem dalinguagem natural e correspondentes disciplinas científicas que ospromovem, para se explicitar qual a abordagem que assumimos e que ângulo estamos a isolar. No quadro dessa abordagem, elucidaremos as diferentes dimensões da linguagem natural. De entre essas dimensões, concentrar-nos-emos naquelas a partir daquais foram obtidos resultados de relevo em termos de complexidade computacional. Estes resultados serão apresentados em pormenor. A sua interpretação será discutida e ponderada, com especial enfoque para oseu contributo para a questão de partida deste curso, acerca dacomplexidade computacional da linguagem natural, e para o seu papelchave em termos das fundações da Ciência Cognitiva.
Serão ainda apresentados desenvolvimentos recentes em que se tem procurado explorar estes resultados de complexidade computacional nosentido de neles basear critérios de determinação de funçõescognitivas de nível superior em espécies animais diferentes da espécie humana.
O Prof. António Branco, docente da Faculdade de Ciências daUniversidade de Lisboa, é mestre em Lingüística Computacional e doutorem Informática pela mesma universidade. Tem conduzido projetos depesquisa em âmbito nacional e europeu, contando com relevante produçãonessa área. Está entre nós custeado pelo projeto PONTO (PortugueseOntologies) de cooperação internacional com financiamento CNPq-GRICES.

Um comentário:

googler disse...

Although there are differences in content, but I still want you to establish Links, I do not
fashion jewelry