sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cultura da convergência, produsers e prosumers

Vou aproveitar que hoje começa a 54a. Feira do Livro de Porto Alegre, para dar duas dicas de livros.

* A primeira delas é a tradução de Convergence Culture. Where old and new media collide (2006), de Henry Jenkins (MIT), que chegou no Brasil neste mês, pela Aleph. Cultura da Convergência (2008) mantém até o belíssimo layout da capa original da publicação em inglês. Além de acessível a mais pessoas, por estar traduzido para o português, o livro é muuuuuito mais barato do que o importado que em comprei. Chega a custar menos de R$ 50,00. Com os 20% de desconto da Feira do Livro, fica melhor ainda. Basicamente, o autor fala do grau de participação do "consumidor" de mídias na produção do conhecimento hoje e nas adaptações que a indústria da mídia tradicional deve incorporar para se manter. Fans, bloggers, and gamers: exploring participary culture e From Barbie to Mortal Kombat and Computer Games, também são livros de Jenkins.


Na mesma temática, a do crescente grau de participação dos "produtores/usuários" na produção de conteúdos, mas com foco que me interessa bem mais, está uma de minhas mais novas aquisições: Blogs, wikipedia, Second Life, and beyond. From production to produsage (2008), de Axel Bruns. Nesse livro, Bruns discorre sobre o conceito de "produsage" como "novo processo para a criação contínua, extensão do conhecimento e arte pelas comunidades colaborativas". O mais legal é que, após destrinchar esse conceito, ele o aplica a várias frentes, como por exemplo:
- desenvolvimento de softwares Open Source;
- novos blogs e jornalismo cidadão;
- wikipedia;
- folksonomias;
- populares e experts
- criatividade distribuída;
- novas oportunidades para mídia e indústrias criativas;
- games;
- reputação e confiança;
- educação;
- democracia.

Por outras palavras, qualquer um que esteja pesquisando sobre qualquer fenômeno on-line vai encontrar bons motivos para ler esse livro. Por tudo isso, o Bruns foi minha principal indicação de palestrante do exterior em um importante evento sobre cultura digital. Ele, que é professor na Queensland University of Technology, em Brisbane, na Austrália, também é autor de Gatewatching: Collaborative Online News Production (Peter Lang, 2005) e co-organizador de Uses of Blogs (Peter Lang, 2006) e é editor geral de Media and Culture. Foi em Uses of blogs que eu vi pela primeira vez o conceito dele de produsage.
Para quem se interessa pelo tema, em Wikinomics, dos canadenses Dan Tapscott e Anthony Williams (2007), que fala sobre a economia da colaboração no mundo dos negócios, aparece o conceito de prosumers, que se assemelha ao de produsers mas é aplicado, especificamente, à participação de consumidores na criação, não apenas na customização, de produtos e serviços por parte das empresas.


3 comentários:

Adriana Amaral disse...

SANDRA: O Fans, bloggers and gamers é mais legal que o cultura da convergência mas acho que ainda vai demorar pra traduzirem.

Tekhnè disse...

Pois, é, deve ser. Não sou muito chegada no CC. Eu tb não entendo pq ainda não traduziram o "remediation", do Bolter.

M. Ulisses Adirt disse...

Feiras de livros sempre me deixam babando... Valeu pelas dicas interessantes.