quarta-feira, 24 de setembro de 2008

2o. Seminário Blogs - Balanço final

Ontem à noite, chegou ao fim nosso 2o. Seminário Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital. Vou tentar fazer um balanço.

Eu fiquei pessoalmente responsável pela parte, digamos assim, científica do evento. Em primeiro lugar, redefini os Grupos de Trabalho e complementei algumas ementas com relação ao eventos do ano passado (Comunicação Digital Corporativa, Conteúdo na Comunicação Digital e Redes Sociais na Web). As ementas ficaram mais abrangentes e ofereceram uma interface mais explícita com relação a Jogos Digitais. Combinamos, também, devido a alguns atrasos com relação à aprovação do regulamento, que pediríamos apenas resumos, afinal, o objetivo maior é a discussão em torno das pesquisas feitas.

Em seguida, contatei os nossos avaliadores externos, os professores doutores Adriana Amaral (UTP), Raquel Recuero (UCPel) e Walter Lima (Facasper). Meu muitíssimo obrigada, agora público, pela agilidade nas avaliações e, principalmente, pela qualidade do trabalho de vocês. Cumprimos todos os prazos previstos. Na minha opinião, nossos GTs estiveram melhores do que nunca. Eu adorei ver juntos doutorandos, mestrandos , doutores, mestres, alunos de Iniciação Científica, de programas de pós e de graduação diferentes, de cidades diferentes. Eu sempre aposto na mistura para favorecer o crescimento. Sei que todo mundo aprendeu alguma coisa. Obrigada, também, a nossos mediadores, Prof. Dra. Helaine Rosa e Prof. Dr. Francisco Menezes. Os anais do evento estão disponíveis aqui.

Deu tudo certo também com nossos convidados-palestrantes. As palestras se ativeram aos temas propostos. Na primeira noite (Blogs e o Mundo Corporativo), Carlos Carvalho (Abracom) falou da centralidade da função (não, necessariamente, da habilitação) de Relações Públicas para o gerenciamento de relacionamento das marcas, oferencendo um cenário atualizado e complexo de atuação na comunicação digital. Alessandro Barbosa Lima (e-Life) foi brilhante e generoso. Acompanhando o trabalho de monitoria das marcas que ele faz, devido ao nosso projeto de pesquisa ligado à Web Semântica, já sabíamos que ele era brilhante. O que não sabíamos é que ele era ótimo palestrante, direto, conciso, mostrando métricas praticadas pela e-Life, cases interessante e, generoso, ao abrir, por exemplo, as cifras cobradas. Quem pesquisa a web vê milhares de oportunidades de atuação e se sente perdido quanto ao como e quanto cobrar pelos jobs que surgem. Estamos falando aqui de modelos de negócios. Essas duas primeiras palestras nos ajudaram quanto a isso. Vinícius Pereira (ESPM-RJ, UERJ) foi superdidático quanto às possibilidades dos blogs na comunicação corporativa, e original em suas abordagens ao mostrar este vídeo que questiona o papel da propaganda hoje. Obrigada ao Porf. Dr. Cristiano Max, que mediou esta mesa.

A noite de ontem teve como tema Blogs e Cultura Livre. O objetivo era ampliar a discussão para algo menos específico do que o viés mercadológico, para visualizarmos as bases (técnicas e culturais) da cibercultura, assim como outras manifestações. Não poderíamos ter escolhido melhor do que o Prof. Dr. Sérgio Amadeu Silveira (Facasper) e o Prof. Dr. Fábio Malini (UFES) para isso. Sérgio falou sobre a estrutura da rede e sua vocação desde sempre para a colaboração, combinou Lessig e Galloway com software livre, fansubs e fanfictions, falou sobre a diferença entre autoria e propriedade. Malini ofereceu uma genealogia da blogosfera, baseada em Foucault, e inúmeras exemplos ilustrativos de escrita colaborativa, jornalística ou não. As apresentações estarão disponíveis em breve (e as fotos tb, tá td espalhado em várias pens e computadores; amanhã eu junto tudo, prometo). Obrigada ao Rodrigo Goulart, colega de pesquisa da Computação Aplicada, que mediou a mesa, esquentando o debate, trazendo as questões do Software Livre.

Este evento faz parte de nosso projeto Blogs como objeto de percepção e análise de risco à imagem das organizações, que já foi concluído. Tenho orgulho de poder fazer um evento com os convidados que eu considero ideais para as discussões pretendidas. Apesar de entender que está sempre todo mundo correndo, que muitas pessoas vieram de outras cidades para participar do evento (o que nos deixa superfelizes), fico triste que nem todas puderam ficar para prestigiar as palestras. Creio que apenas um terço de nossos inscritos puderam ficar até o fim das palestras. Não sei o que fazer para reverter esse quadro (oferecer transporte de volta à POA?). O outro ponto, esse é fácil de mudar, é que o sinal wireless não estava 100% o tempo todo na salas de GTs. Havíamos solicitado salas em um prédio 100% wireless, mas houve reformas na semana do evento. Peço desculpas a todos.

No mais, agradeço a toda a equipe que tornou o evento possível e, em especial, Lucas Pereira, nosso aluno, que foi responsável pelo blog oficial do evento cobertura no Twitter. E a nossa sempre presente Prof. Dra. Paula Puhl, que prestigia e acompanha todas as etapas de nossos eventos.

E, para finalizar, informo que o nosso novo projeto Comunicação Corporativa em tempos de Conteúdo Gerado pelo Consumidor, liderado pela Prof. Dra. Cíntia Carvalho, foi contemplado pelo Edital Jovens Pesquisadores, do CNPQ. Foram 7.800 projetos concorrentes ao todo. Acho que estamos no caminho certo em nossas escolhas epistemológicas.

Obrigada a todos que participaram de alguma forma deste evento e dessa conquista.

13 comentários:

Adriana Amaral (Lady A.) disse...

SANDRA: a Lu minha orientanda adorou o evento e principalmente adorou todo mundo da feevale , ela vai relatar a experiência amanhã em nossa reuniao. tu sabes q eu queria estar ai mas era impossível rs

Tekhnè disse...

Que bom, Adri! Isso que ela não pôde ficar na última palestra. Ela ia adorá-la, tb. Eu sei que estavas em SP. E que a gente não consegue fazer tudo o que quer. Bjs, S*

Tekhnè disse...

Que bom, Adri! Isso que ela não pôde ficar na última palestra. Ela ia adorá-la, tb. Eu sei que estavas em SP. E que a gente não consegue fazer tudo o que quer. Bjs, S*

Adriana Amaral (Lady A.) disse...

Ela saiu pra não perder o ônibus Sandra, creio que o problema do transporte deva ser melhorado pra próxima edição.

Fabio Malini disse...

Foi tudo muito bacana e organizado. Agora espero vocês em Vitória.

Abraços e obrigado pela hospitalidade.

Fábio Malini

Guto disse...

holla =)
saudações de Ijuí \o/

Tava tri mesmo, e foi tudo como você falou...inclusive em relação ao fim das palestras, não tinha como ficar mesmo =/
Ah, não querendo mas já sendo chato, não gostei de não ter recebido CD com os trabalhos...quase sempre tem e facilita bastante. =)
Tirando isso, tudo ótemo!

Aliás, me deu muita vontade de fazer aquela facu de jogos aí, muito, muito, muito legal mesmo!
E parabéns pelas pesquisas da própria FEEVALE e pelos grupos que pelo jeito não são raros por aí - uma raridade nas universidades particulares hoje...

Ah, como eu faço pra ler os trabalhos inteiros do evento? Lá nos anais eu não consigo ler, só tem os resumos o.0

Brigadão XD

o blog maldito: www.naosounormal.com
meu eme ésse ene(pra ti me ajudar!): augusto_736@hotmail.com

:D

Até o ano que vem :D

Paula Puhl disse...

Sandra! Memo não sendo pesquisadora da área, me considero uma agregada, adoro saber mais sobre a cibercultura. Gostei mesmo e acompanhá-las é sempre um prazer. Parabéns !!!

Tekhnè disse...

ADRI, já estamos pensando alternativas.
FÁBIO, valeu mesmo!
AUGUSTO, que bom que tu gostaste. Te mandei e-mail.
PAULA: "memo" tu não sendo pesquisadora da áre (por enquanto) tu fazes observações muito interessantes.
Bjs, Sandra

gabriela zago disse...

o evento estava ótimo! pena que não deu para ficar mais. (nosso plano inicial era ficar até ao menos o fim das palestras do primeiro dia, mas ficamos assustados quando nos informaram que só havia onibus direto para porto alegre às 18h.)

Tekhnè disse...

Gabriela, te informaram errado. Tinha ônibus às 22h25 também. Com certeza temos que rever essa parte de transporte. Aguardem! Bjs e obrigada pela participação.

Lucas Pereira disse...

O #seminarioblogs (agora viciei, nunca mais consigo escrever de outro jeito... :P) estava ótimo!

As palestras estavam incríveis, os GTs interessantes... Com certeza, a edição 2009 será muito melhor! :D

E temos que resolver o problema do transporte... hehehe

Alice disse...

Sandra, adorei o resumo do seminário. Para quem não foi, dá uma idéia do que ocorreu. Pelo que li, no próximo, pretendo ir sem falta. Bjs

Tekhnè disse...

ALICE, serás muito bem-vinda. Bjs