terça-feira, 1 de abril de 2008

Sobre o Twitter e as apropriações desta ferramenta

Assim como foi com quase todas as ferramentas da Web 2.0, o jornalismo tem se aventurado mais (ou, primeiro) com o Twitter do que as outras disciplinas ligadas à Comunicação e ao Marketing. Mais do que usos de organizações em geral, o que mais temos visto no Twitter são os grandes grupos de comunicação do mundo (CNN, BBC, New York Times) atualizando seus conteúdos a cada minuto. Com os blogs foi assim também: os jornalistas saíram na frente e só depois as organizações como um todo passaram a utilizar a ferramenta em sua comunicação interna ou externa (com o Orkut até acho que não). Isso deve ter a ver com a questão da publicação de conteúdo, tarefa primeira dos jornalistas.

Os departamentos de marketing das empresas, em geral, estão começando a se mexer. É no Marketing, e não na Publicidade e Propaganda que se arrisca mais e que, conseqüentemente, inova-se mais no que diz respeito a novos usos das ferramentas. Pode-se dizer que os interesses da Publicidade e Propaganda nem sempre estão em consonância com a da comunicação de seus clientes. Tudo culpa da estrutura de mercado. Intermediários em geral e, agências de publicidade e propaganda em particular, são heranças da época dos meios de comunicação de massa. Imaginem que uma das formas de remuneração das agências é o famoso desconto de agência, desregulamentados em 1998, mas ainda vigente devido ao Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP). Acredito que seja isso que segure todo o mercado na Web quando se fala em Publicidade On-Line. É só olhar os formatos existentes de peças publicitárias neste ambiente: mudaram pouco com relação ao começo da Web e continuam sendo invasivos (menos os links patrocinados, é claro, que revolucionaram toda a forma de se criar, veicular e pagar pelo anúncio). Esses formatos são passíveis de mais segmentação, mas ainda assim são invasivos, algo insuportável n web 2.0.

Voltando ao Twitter, vejam aqui porque o Howard Rheingold está viciado nele e aqui os pontos positivos que Eleven Marketing enxerga nesta ferramenta para as oganizações em geral, além de uma lista de empresas que já está utilizando o Twitter para fins promocionais. S*

5 comentários:

Léo disse...

Parabéns pelo ótimo artigo!

É muito bom ver mais pessoas fazendo a "cobertura" dessa ferramenta, que acredito ser um divisor de águas para a comunicação: seja b2b, b2c, etc.

Abs,
Léo

Tekhnè disse...

Valeu, Léo. Confesso que revivei meu perfil no Twitter, criado em agosto, neste findi. Creio que ele chegou para ficar porque ele faz sentido em nossa época: é rápido, é funcional, atualiza e mantem todo mundo sabendo. Não tem erro. S*

Simone Pereira de Sá disse...

Oi Sandra,

Tô descobrindo este blog agora - vou linkar no LabCult. Escrevo pra dar um beijo e dizer que o post sobre o twitter tá otimo.

Simone

Tekhnè disse...

Que bom, Simone! Já linkei o labcult por aqui também. Bjs,

raquel disse...

Adorei o post! :D