segunda-feira, 26 de março de 2007

16o Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Acabei de sair da palestra "16o. Festival Mundial de Publicidade de Gramado - A criatividade à frente das novas tecnologias", que aconteceu na Feevale. Os palestrantes foram Airton Rocha (sócio-diretor da Martins + Andrade e presidente do Festival), Sérgio Gonzales (Coordenador Técnico do Festival) e João Paulo Dias (proprietário da Paim Comunicação e presidente da ARP). É legal ver os representantes das agências gaúchas discutindo o tema novas tecnologias, mas sempre fico um pouco triste de ver que a preocupação maior do mercado parece ser mantê-lo como ele é, ou melhor, manter as agências nos formatos que sempre foram. Na minha opinião, isso é quase impossível. O mercado de atuação do publicitário mudou, as verbas estão pulverizadas em várias ações de comunicação, entre as quais, a web. A área de atuação do publicitário não se limita a agências e há ainda muito o que ser feito em comunicação digital. Sem falar que não agüento ver internet sendo usada como sinônimo de web. Isso tudo me faz interpretar o tema da palestra como a criatividade vindo antes que as tecnologias, em situação de vantagem, se é que me entendem. Acho que criatividade e tecnologia andam juntas, lado a lado, não só em publicidade mas em qualquer área. Por outro lado, isso tudo me fez ver o quanto podemos colaborar com os dirigentes de agências e de associações representativas em termos de levantamento de diagnósticos devidamente contextualizados e de tendências na área de comunicação digital. Algumas ações já estão sendo providenciadas nesta direção. Mas nada, nada foi tão legal quanto saber que o Steve Jobs (Apple) e o Nicholas Negroponte (MIT) estão entre os palestrantes convidados deste Festival, que acontece de 13 a 15 de junho no Serra Park, em Gramado, RS . Eu, até que me provem o contrário, acredito. Bjs, S*

10 comentários:

Adriana Amaral (Lady A.) disse...

se o jobs for pra ai mesmo eu vou.

Sandra disse...

Pois é, o Cris disse que "é claro que eles não vem", que é só uma estratégia para chamar gente. Eu só acredito vendo. Às vezes, os caras simplesmente não aparecem, mas não quer dizer que eles não tenham sido convidados.

MC disse...

Tem site desse festival? Não achei...

MC disse...

Acabei de achar hehehe

MC disse...

Que desgraça! O festival acontece nos mesmos dias que a Compós :(

Sandra disse...

Pois é, é uma pena. Mas esse festival só acontece de dois em dois anos. E nem sempre coincide com a Compós.

Gisele disse...

Se o Jobs vier, não vou a compós!

Gisele disse...

e concordo com tuas colocações sobre o papel dos publicitários!

Sandra disse...

Pois é, Gisele, já havíamos conversado sobre isto. Bjs,

Lucas disse...

Eu também estava entusiasmado com a ida do Steve Jobs. Mas nem ele nem o Negroponte vão. Infelizmente. Nos vemos lá, ou na Feevale. Beijos