quinta-feira, 27 de setembro de 2007

1o. Encontro de Cultura Colaborativa

Acontece sábado o 1o. Encontro de Cultura Colaborativa em Porto Alegre. A programação me pareceu super interessante. Olha só o tipo de atividades oferecidas, o tempo de duração das atividades, a variadíssima formação e áreas de procedência desse povo. Fiquei bem curiosa. Gosto de ver gente diferente falando sobre a mesma coisa. E em eventos que não são acadêmicos, o público também é variado. Há o risco do senso comum nas perguntas, mas há a chance para outros "olhares" para questões que nos interessam, para usar um termo que a Glitter odeia. O Juremir disse que o Lipovetsky adora palestrar fora das universidades porque acadêmico pergunta sempre a mesma coisa. Outro risco é a da doutrinação, da fundação de igrejas, do fanatismo; tenho tido uma tolerância mínima para discursos de salvação do mundo. Enfim, tô muito curiosa.


Programação

16:00 – Abertura: exibição do vídeo "A Cultura é Livre"
O vídeo foi produzido pelo Media Sana, um coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania.

16:10 – Apresentação "Software Livre e o novo paradigma da Sociedade da Informação"
A rede global de comunicação deu início a uma era de valorização dos bens culturais e simbólicos. De um lado, se estruturou um modelo de produção baseado em monopólios; de outro, surgiu o movimento de Software Livre, com um novo paradigma: o compartilhamento.
Facilitador: Fabrício Solagna, graduando em Ciências Sociais (UFRGS), membro da Associação SoftwareLivre.org

16:40 – Apresentação "Aspectos Básicos do Movimento Cultura Livre"
A Cultura Livre tem como objetivo explorar a capacidade da internet em criar redes sociais e acervos digitais de cultura, onde criadores e consumidores dialoguem de forma livre e direta.
Facilitador: Lucas Alberto Souza Santos, mestrando em Ciência da Computação (UFRGS), membro da membro da Associação SoftwareLivre.org

17:10 - Mostra de vídeos disponíveis em Creative Commons
Seja Criativo: "tudo pode ser mais fácil quando você não precisa de intermediários".

17:20 – Intervalo com audição de música livre

17:30 – Apresentação "Conheça o Overmundo"
Overmundo é um site colaborativo onde todo mundo pode participar. Seu objetivo é divulgar a produção cultural de todo o Brasil e de comunidades brasileiras espalhadas pelo mundo afora, sobretudo as que não tem acesso à grande mídia.
Facilitador: Alê Barreto da Independência, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em marketing (UFRGS), produtor cultural e empresário da banda Pata de Elefante.

18:00 – Apresentação "Conheça o Estúdio Livre e a Wikipédia"
Estúdio Livre é um ambiente colaborativo voltado para a produção e difusão de mídias feitas com software livre. A Wikipédia é uma enciclopédia livre que todos podem editar.
Facilitador: Felipe Santos, graduando em Sistemas de Informação. Atuou no projeto "Cultura Digital" do Ministério da Cultura.

18:30 - Mostra de vídeos disponíveis em Creative Commons
Trechos do filme "Good copy, bad copy", documentário que traça diferentes manifestações de cultura pelo mundo e as confronta com o atual modelo de direitos autorais.

O que: 1o. Encontro de Cultura Colaborativa
Quando: 29/09, às 16h
Onde: Casa dos Bancários, Rua Gal. Câmara, 424, Centro de Porto Alegre

O evento é gratuito e tem vagas limitadas. Liguei para os telefones que aparecem no site e me foi aconselhado chegar a partir das 15h30 pois o lugar é pequeno e lota rápido. Mais informações aqui.

4 comentários:

Tekhnè disse...

Combinado Sandy!!!bjs Paula J.

Anônimo disse...

Ok! S*

M. Alice Bragança disse...

Oi, Sandra! Dei um look no blog da Ana... e, uau, é muito bonito e interessante. Bjus

M. Alice Bragança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.