quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto e II Seminário Inclusão e Acessibilidade


Consegui! O projeto Inclusão Social via socialização on-line de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) foi finalmente contemplado pelo Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal. Curiosamente, o meu nome não consta na lista divulgada pelo site do CNPq, no dia 7/11, mas recebi um e-mail uma semana depois comunicando que recebi quase toda a verba que solicitei. E na Plataforma Carlos Chagas, finalmente apareceu um "Deferido" ao lado do nome dos meus projetos submetidos.
Esse projeto amplia a proposta do projeto ainda em vigência que buscava focar apenas blogs como ferramenta de socialização e inclusão destas redes. Na verdade, as próprias redes analisadas já vinham sinalizando que os suportes de socialização eram mais variados do que supunha nosso projeto. Foi o caso da Rede sobre Síndrome de Down, que se organiza em fotologs e cujos resultados de pesquisa foram apresentados na semana passada, no Simpósio da ABCiber.
Falando nisso, amanhã acontece na Feevale o II Seminário Inclusão e Acessibilidade. O objetivo é oportunizar um espaço de discussão sobre diferentes perspectivas de inclusão e acessibilidade. O evento é uma iniciativa do Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, da Feevlae, e está sendo organizado por mim e pela Prof. Dra. Patrícia Bassani, com quem divido a disciplina Ambientes Digitais para Inclusão.
Palestras da manhã:
10h -Cidade acessível: instrumento de inclusão social (Prof. Ms. Luciana Néri Martins - Feevale)
11h - A discriminação das pessoas com deficiência no mundo do trabalho e a atuação do Ministério Público do Trabalho (Márcia Medeiros de Farias - Procuradora do Trabalho)
- Mesa redonda - Mediadora: Profa. Dra. Jacinta Sidegum Renner (Feevale)
Palestras da tarde:
14h- Software livre (Bel. Adriano Rafael Gomes)
15h- Acessibilidade Digital (Prof. Dra. Liliana Maria Passerino - UFRGS)
16h - Mesa redonda - Mediadora: Profa. Dra. Sandra Portella Montardo (Feevale)
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.feevale.br/extensão. Muitas já foram feitas, o que nos deixa muito felizes.
Em meio a esse tumultuado fim de semestre, estamos dando os finalmentes no livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, que a Adri, a Raquel e eu estamos organizando e que vai ser lançado na Campus Party 2009.
Como frase final para reflexão, cito uma que o Michel Houellebecq, meu escritor contemporâneo favorito, disse em entrevista para a Ilustrada há uns anos atrás: " A obstinação é uma das principais virtudes do homem porque ela pode substituir várias outras". Acho que ele tá certo!

5 comentários:

Adriana Amaral disse...

parabéns!! eu sabia!!! bjooo

Fernando Firmino da Silva disse...

Parabéns, Sandra. O projeto é instigante e trará contribuições relevantes até do ponto de vista social.

raquel disse...

Parabéns!!! :D
Mas que bizarrismo essas práticas do CNPq... o Rogério estava dizendo a mesma coisa, que foi contemplado uma semana depois de sair o resultado oficial, tipo numa segunda leva. E meu nome saiu na lista, mas eu não recebi nenhum email de aceite, só o da assinatura do contrato! Que coisa mais bizarra. Vou dizer pro pessoal do outro projeto conferir se não nos contemplaram pq elas não usam quase email.

Tekhnè disse...

Obrigada, Adri, Fernando e Raquel. Pois, é Raquel, vale a pena conferir. O engraçado é que eu recebi e-mail no mesmo dia que uns colegas aqui da Feevale, que aparecem na lista oficial. Boa sorte! Bjs,

Anônimo disse...

Oi professora,
Parabéns! Fiquei muito feliz quando tu contaste isto para nós naquela palestra do Sampaio. O trabalho continua, mas com os professores que nós temos (e isso inclui a ti, com toda certeza) poderemos evoluir muito. Que nós conquistemos o real "conhecimento para inovar o mundo".